T2. Ep 2. Utopia, conversa com Fátima Vieira
Utopia foi o nome dado por Thomas More (séc. XVI) a uma ilha ficcionada, num romance homónimo. A partir de então, o indivíduo passou a ser capaz de nomear numa só palavra: horizonte, sonhos, futuro. Utopia tornou-se matéria filosófica e, para alguns, um modo de vida.
A terceira parte de GALERIA é inteiramente dedicada à Utopia. Após ter sido confrontado com os protocolos que deve cumprir numa galeria e o autoritarismo da guia, o público é convidado a fazer o caminho inverso e, por isso pensar utopicamente através da palavra e da escrita.
“Mas para que serve sonhar o amanhã? Que papel ocupa, hoje em dia, uma Utopia? Serão mais pertinentes as macro ou as micro utopias?”
A professora Fátima Vieira, uma utópica confessa, teve a generosidade de partilhar connosco a sua visão acerca do conceito. Numa conversa demasiado curta para o tema, sempre com o seu tom bem-disposto e cativante, mostrou-nos o porquê de ser uma das mais influentes personalidades portuguesas a pensar sobre a Utopia.
Utopia, conversa com Fátima Vieira
Moderação | Miguel Ponte
Apoio à pesquisa | Teresa Vaz
Grafismo | Afonso Viriato
Captação e Sonoplastia | Helena Caldeira e Jorge Albuquerque
Genérico | Jorge Albuquerque
Podem ouvir este episódio e subscrever o canal em:
- Apple Podcasts
- Spotify
- SoundCloud
Galeria é um espetáculo infanto-juvenil de Bestiário que irá decorrer de 30 de Novembro a 10 de Dezembro nas Galerias da Fundação Culturgest. É uma coprodução da Fundação Culturgest com o apoio do Programa Garantir Cultura.
Para mais informações passem pela página do espetáculo GALERIA