T2. Ep 2. Utopia, conversa com Fátima Vieira

Utopia foi o nome dado por Thomas More (séc. XVI) a uma ilha ficcionada, num romance homónimo. A partir de então, o indivíduo passou a ser capaz de nomear numa só palavra: horizonte, sonhos, futuro. Utopia tornou-se matéria filosófica e, para alguns, um modo de vida.

A terceira parte de GALERIA é inteiramente dedicada à Utopia. Após ter sido confrontado com os protocolos que deve cumprir numa galeria e o autoritarismo da guia, o público é convidado a fazer o caminho inverso e, por isso pensar utopicamente através da palavra e da escrita.

“Mas para que serve sonhar o amanhã? Que papel ocupa, hoje em dia, uma Utopia? Serão mais pertinentes as macro ou as micro utopias?”

A professora Fátima Vieira, uma utópica confessa, teve a generosidade de partilhar connosco a sua visão acerca do conceito. Numa conversa demasiado curta para o tema, sempre com o seu tom bem-disposto e cativante, mostrou-nos o porquê de ser uma das mais influentes personalidades portuguesas a pensar sobre a Utopia.

Utopia, conversa com Fátima Vieira
Moderação | Miguel Ponte
Apoio à pesquisa | Teresa Vaz
Grafismo | Afonso Viriato
Captação e Sonoplastia | Helena Caldeira e Jorge Albuquerque
Genérico | Jorge Albuquerque

Podem ouvir este episódio e subscrever o canal em:
- Apple Podcasts
- Spotify
- SoundCloud

Galeria é um espetáculo infanto-juvenil de Bestiário que irá decorrer de 30 de Novembro a 10 de Dezembro nas Galerias da Fundação Culturgest. É uma coprodução da Fundação Culturgest com o apoio do Programa Garantir Cultura.

Para mais informações passem pela página do espetáculo GALERIA

 
 
Anterior
Anterior

T2. Ep 3. Obra de Arte, conversa com Patrícia Portela

Próximo
Próximo

T2. Ep 1. Espaço Museulógico, conversa com Hugo Cruz