paralelo
projeto para a infância
Iniciámos em 2018 uma partilha artística com o Externato Santa Teresinha de Lisieux. Nestes momentos, de periodicidade semanal, trabalhamos as dinâmicas dos encontros através das artes performativas, com forte inspiração nas ciências sociais e naturais. Este projeto acompanha de forma íntima o percurso artístico do Bestiário, dialogando com os processos artísticos que a estrutura desenvolve no palco.
O Programa Paralelo do Bestiário é uma partilha bilateral da vivência artística. As crianças são convidadas a mergulhar no processo criativo de uma estrutura artística profissional e nós, enquanto criadores, somos brindados com dúvidas, visões e opiniões provenientes dos nossos futuros espetadores.
Paralelo Umbra
ano letivo 2018/2019
No ano de estreia do Paralelo levámos Umbra ao Externato e trabalhámos conceitos como a sombra, o medo do escuro e o movimento do corpo no breu. Fizemo-lo a partir de diálogos com as crianças, de propostas de desenhos – o que vejo no escuro? – e da expressão corporal e dramática.
Paralelo Homem-Agem
ano letivo 2019/2020
No ano seguinte explorámos os conceitos associados ao espetáculo Homem-Agem. Consequentemente, convidámos cada criança a descobrir a sua própria árvore genealógica e a conhecer os seus antepassados através dos relatos orais e escritos da família. Fizemos também uma regressão às origens da cultura, da arte e do próprio Homem.
Paralelo Mesa
ano letivo 2020/2021
A comunicação serviu de base para o terceiro ano de Paralelo. Explorámos os conceitos de comunicação, linguagem e signos/símbolos, subjacentes ao processo da Mesa. Questionámos com a turma os limites da linguagem verbal e não verbal que se estendem desde o reino animal até ao complexo sistema da comunicação humana.